segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas Ceará - Primeira Fase


Hoje, 19 de novembro, dia do cordelista (data comemorativa ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, o grande precursor do cordel) e dia internacional do empoderamento Feminino, finalmente começamos a execução do projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas do Ceará.  Foram mais 2 anos de muitas reuniões entre o Instituto Maria da Penha e o Governo do Estado do Ceará até a palestra inaugural que aconteceu na manhã de hoje na Escola Irapuan Cavalcante, no Conj. Esperança, em Fortaleza.


Mais 3 escolas receberam o projeto no dia de hoje: Margarida de Castro (Conj. Esperança), Adélia Brasil Feijó (Conj. Esperança) e Presidente Vargas (Parque Presidente Vargas).  A recepção de alunos e professores foi maravilhosa.
Ao todo serão contempladas 70 Escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana.
Esse trabalho de conscientização e disseminação da Lei nas escolas é urgente e necessário, pois segundo as pesquisas, a cada cinco segundos uma mulher é agredida no Brasil e a cada duas horas uma mulher é assassinada.  Somos o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Isso é número de guerra civil. Não podemos ficar indiferentes diante a estatísticas tão alarmantes.
Dispõe a Lei Maria da Penha, em seu art. 8º, política pública que vise coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher por meio de um conjunto articulado de ações da União, Estado, Distrito Federal e Municípios e de ações não-governamentais, tendo por diretrizes:
·         V – a promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, e a difusão desta Lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres;
Em Teresina, por exemplo, já apresentei a Lei Maria da Penha em Cordel para mais de 60 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, no decorrer de 5 anos. Ao longo desses 12 anos de Lei Maria da Penha, tenho viajado muito pelo Brasil fazendo palestras, participando de seminários e criando obras literárias e musicais com essa temática, o que nos credencia a assumir essa importante missão nas escolas. 

Esta é uma iniciativa do Instituto Maria da Penha-IMP e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC.
Fotos: Naná Jucá

Nenhum comentário:

Postar um comentário