1ª Turnê Mulher de Lei pelo Ceará - Março de 2012


Fortaleza
A Turnê Mulher de Lei teve início de 08 de Março de 2012 no Auditório Blanchard Girão, no Estádio do Castelão em Fortaleza - CE.
Antes do início do show houve um ato solene, com as presenças do Sr. Ferrúccio Feitosa (Secretário Especial da Copa 2014-SECOPA); Sra. Maria da Penha Maia Fernandes (Presidente do Instituto Maria da Penha – IMP); Dra. Mônica Barroso (Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará-CEPAM); Dr. Sérgio Araújo (Diretor do Departamento de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Companhia Energética do Ceará – COELCE); Deputada Rachel Marques (PT), além de representantes de ONG’s ligadas aos direitos da mulher, imprensa e sociedade em geral.
A solenidade teve início às 17h, com as boas-vindas do Secretário Ferruccio. Dando sequência a parte solene, a Dra. Mônica Barroso preferiu a palestra “O Ceará e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. Em seguida, a palavra de Maria da Penha.
Na ocasião foram homenageadas 3 mulheres: uma Juíza de Futebol, e duas colaboradoras nas obras do 
Castelão, sendo, uma Engenheira Civil e outra Pedreira.
Às 18h, teve início o Show Mulher de Lei com o cantor Tião Simpatia e Banda. O show teve duração de uma hora e encantou a plateia com músicas sob medida em homenagem às mulheres. O artista aproveitou a oportunidade para lançar uma música inédita “As Donas da Bola”, que compôs exclusivamente para  homenagear as mulheres trabalhadoras das obras do Castelão. Depois do show foi servido um coquetel.

Sobral
Sobral foi o segundo município cearense a receber a Turnê Mulher de Lei.
O evento foi realizado no Centro de Convenções, dia 09 de Março de 2012 e fez parte da programação oficial do município alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
As 19h, na abertura do evento, teve uma apresentação musical com a cantora sobralense Kelly Brasil recepcionando os convidados. Às 20h, o prefeito do município, Clodoveu Arruda abriu oficialmente a solenidade. Deu boas-vindas aos presentes e falou da importância de iniciativas desse tipo para conscientização da população sobre uma cultura de paz.
Em seguida a Dra. Mônica Barroso, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Ceará, proferiu uma palestra sobre Violência Doméstica, cativando total atenção do auditório que estava lotado.
Na ocasião foi exibido um vídeo com a mensagem de Maria da Penha Maia Fernandes, presidente do Instituto Maria da Penha. Um trecho da mensagem dizia o seguinte: 
O Instituto Maria da Penha sente-se honrado com a parceria que tem com o artista Tião Simpatia, desde a sanção da Lei Maria da Penha e, cujo trabalho do cordel e da música, recentemente, foi reconhecido pela ONU.
Gostaria muito de estar presente com vocês neste momento, mas por motivo de força maior não me foi possível. Desejo a todos que estão aqui hoje que esse show plante em seus corações a semente da construção de uma sociedade de paz!
Bom show e divirtam-se!”
Às 21h, o cantor Tião Simpatia e Banda subiu ao palco para apresentar o Show Mulher de Lei, emocionado a plateia com canções focadas no público feminino, e com ênfase na Lei Maria da Penha. O artista agradeceu ao público presente, aos patrocinadores e falou da alegria de poder transmitir uma mensagem de paz através da Música e do Cordel. O show teve a duração de uma hora. No dia seguinte, ainda houve uma ação complementar no Beco do Cotovelo com Tião Simpatia e Dra. Mônica Barroso.

Redenção:
Dia 10 de Março foi a vez do município de Redenção receber a Turnê Mulher de Lei.
O vento foi realizado no Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro, e contou com as presenças da Prefeita Sra. Francisca Torres Bezerra - Cimar;  Iolanda Bezerra (Secretária de Assistência Social do município;  bem com, lideranças comunitárias e população em geral.
A solenidade teve início às 19h com a palavra da prefeita Cimar. Na ocasião houve entrega de brindes e também foi entregue um buquê a uma senhora que sofrera violência doméstica por parte de seu companheiro.
Em seguida, a Dra. Mônica Barroso, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, proferiu uma brilhante palestra sobre Violência Doméstica.
Às 20h, o cantor Tião Simpatia e sua Banda entraram em cena para apresentar o Show Mulher de Lei, que teve duração de uma hora.

Tauá:
O município de Tauá, a exemplo dos demais, é um dos 8 Municípios Polos que integram o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, do Governo Federal.
Por isso foi escolhido pela Coordenadoria de Políticas Publicas para Mulheres do Estado do Ceará, para receber a Turnê Mulher de Lei.
O vento aconteceu dia 18 de Março, no Parque da Cidade, e foi sucesso de público.
Complementando a programação a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, se reuniu com a equipe do Conselho Municipal da Mulher, às 15h, na sede do recém-inaugurado Centro de Referência da Mulher, com objetivo de ouvir as demandas das conselheiras e traçarem estratégias de prevenção e enfrentamento à violência doméstica no município. 
Às 19h, deu início a sua palestra sobre Violência Doméstica, no auditório do Parque da Cidade, que já se encontrava completamente lotado.  O prefeito da cidade Sr. Odilon Aguiar, que por motivo de força maior não pode comparecer ao evento, se fez representar na pessoa da Sra. Hilma Carvalho, Secretária de Assistência Social de do município.
Na ocasião foi exibido um vídeo com a mensagem de Maria da Penha Maia Fernandes e em seguida, Tião Simpatia acompanhado de sua Banda apresentou o Show Mulher de Lei, emocionando os presentes.

Barbalha:
A cidade de Barbalha, na Região do Cariri, que também, foi a última cidade cearense, a receber a Turnê Mulher de Lei.
O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal Nelory Filgueiras, dia 29 de Março, às 19h, encerrando assim, as comemorações do Dia Internacional da Mulher naquele município.  O publico formado de todas as idades e seguimento social, em sua maioria, estudantes, lotou as dependências do teatro. Pontualmente às 19h Tião Simpatia subiu ao palco acompanhado de sua banda. Porém, antes, foi exibido um vídeo com a mensagem de Maria da Penha, gravado especialmente para o momento.
No show estiveram presentes o Prefeito do município, Sr. José Leite; a Vereadora Maria Ednalda dos Santos (representante da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher), e Maria Tereza Amora (Secretária de Ação Social do município).
“Além de ser um excelente show musical, é uma verdadeira aula de cidadania, mostrando e divulgando a Lei Maria da Penha”, enfatizou o prefeito José Leite.
“O município de Barbalha fechou com Chave de Ouro, as comemorações às mulheres com o show de Tião Simpatia; foi uma experiência nova, um aprendizado com as músicas que falam de cidadania, de respeito e da Lei Maria da Penha, foi um show completo” disse Maria Tereza Amora, Secretária de Ação Social.
O ponto alto do show foi o recital de “A Lei Maria da Penha em Cordel”, tendo o artista que parar várias vezes, para receber os calorosos aplausos vindos da plateia. Após uma hora de muita música e cidadania em “Verso e Prosa”, o artista agradeceu ao público e declarou encerrada a 1ª Edição da Turnê Mulher de Lei.
                                                      
















Nenhum comentário:

Postar um comentário