segunda-feira, 16 de abril de 2018

Tião Simpatia toma posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

O poeta e músico cearense, Tião Simpatia, será empossado na Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, no próximo dia 18 de abril (quarta-feira).
A Solenidade de Posse será realizada no auditório da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz), Rua do Rosário, nº 1 – Centro de Fortaleza, às 18h: 30 Min. 
Tião Simpatia foi eleito por unanimidade e ocupará a cadeira nº 10, patroniada por Catulo da Paixão Cearense.


Breve histórico do acadêmico
O Poeta Popular Tião Simpatia foi alfabetizado aos 15 anos de idade por meio da Literatura de Cordel na Zona Rural de Granja-Ceará. Concluiu seus estudos em Camocim, mudando-se para Fortaleza em 2006, onde reside atualmente.
    
         
Com 24 anos de estrada, mesclando música, cordel e cidadania, o artista tem vários CDs lançados e dois DVDs, além de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel ”, traduzido para o inglês, espanhol, braile, e apresentado para 60 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina, entre os anos de 2014 a 2017.
               
Viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi quatro vezes à África: duas vezes a Cabo Verde e duas vezes a São Tomé e Príncipe. Sua trajetória internacional começou em 2011 quando foi convidado pela Organização das Nações Unidas-ONU, para participar de uma oficina sobre violência doméstica, com 26 artistas Latino-Americanos na Cidade do Panamá.
Em 2011 passou a integrar a Red de Artistas ÚNETE da Campanha Global do então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres ”.
Membro eleito da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC; Sócio Efetivo da Academia de Ciências, Artes e Letras de Camocim-ACCAL; parceiro do Instituto Maria da Penha e Presidente da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência – APAVV.
Reportagem da TV Verdes Mares 


Sobre a Origem do Cordel

Na época dos povos conquistadores greco-romanos, fenícios, saxões, etc, a literatura de cordel já existia, tendo chegando à Península Ibérica (Portugal e Espanha) por volta do século XVI. Na Península a literatura de cordel recebeu os nomes de “pliegos sueltos” (Espanha) e “folhas soltas” ou “volantes” (Portugal).
Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou ao Brasil no balaio e no coração dos nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e mais precisamente em Salvador. Dali se irradiou para os demais estados do Nordeste.  A pergunta que mais inquieta e intriga os nossos pesquisadores é “por que exatamente no Nordeste”. A resposta não está distante do raciocínio livre nem dos domínios da razão. Como é sabido, a primeira capital da nação foi Salvador, ponto de convergência natural de todas as culturas, permanecendo assim até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro.   
Sobre a ABLC

Fundada em 7 de setembro de 1988, pelo poeta cearense de Ipú, Gonçalo Ferreira da Silva, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, é sediada no Rio de Janeiro, na Rua Leopoldo Fróes, nº 37, bairro Santa Teresa, e possui um acervo com mais 13 mil títulos.
Hoje o corpo acadêmico da ABLC é composto de 40 cadeiras de membros efetivos, sendo que 25%  destas cadeiras podem ser ocupadas por membros não radicados no Rio de Janeiro. Fonte: www.ablc.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário