quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tião Simpatia apresenta Projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas de Teresina

Sobre o Projeto:
Desde 2014, realizado em Teresina, o Projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas, comandado pelo Poeta Popular e Arte Educador Tião Simpatia, já contemplou mais de 56 mil alunos. Foram 270 apresentações em 134 escolas da rede municipal de ensino, entre 2014 e 2016, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, em matéria jornalística publicada no site da Prefeitura em 09/06/2016, com o seguinte título:

Mais de 56 mil alunos sensibilizados sobre a Lei Maria da Penha através do cordel.  “Com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha e coibir a incidência da violência contra a mulher em Teresina, a Prefeitura de Teresina disseminou nas escolas informações sobre a Lei em forma de Cordel. O projeto apresentado pelo cordelista cearense Tião Simpatia, já percorreu 134 escolas da capital, atingindo cerca de 56 mil estudantes de 6 a 14 anos de idade, de 2014 a 2016. O trabalho é realizado através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). “
Devido ao êxito alcançado o projeto terá continuidade no 2º Semestre de 2016.Várias escolas de Fortaleza também já receberam o projeto, inclusive com a presença de Maria da Penha, e da Desembargadora Sérgia Miranda do TJCE.

 Objetivo: Utilizar instrumento lúdico pedagógico de acesso a informação e medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ensinar as crianças e adolescentes das escolas públicas, através de apresentações em forma de Cordel e
Música, os fundamentos da Lei e no que se caracteriza a violência doméstica – seja ela, física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.
            Conscientizar o público sobre os males que a violência traz para a sociedade e fazer com que as crianças e adolescentes levem esses ensinamentos para dentro de casa, incentivando assim, o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Metodologia adotada:
São adotadas as seguintes etapas e procedimentos enquanto estratégia metodológica para o desenvolvimento do Projeto.
A primeira etapa consiste na sensibilização das escolas, cuja equipe de pedagogos participam de Oficina de Diálogos ministrada por técnico do Instituto Maria da penha, capacitado em “Questões de Gênero”, para assim definir ações metodológicas para inclusão da temática como tema transversal na agenda escolar.

As escolas então participantes desta primeira etapa terão como recurso de aprofundamento de conteúdo da Lei Maria da Penha a “Palestra/Show Mulher de Lei” com cordelista, músico e arte educador Tião Simpatia, bem como, recebimento de material lúdico pedagógico (Folheto de Cordel), que será trabalhado posteriormente por alunos, professores e a própria comunidade.

O projeto se dá da seguinte forma: são 4 apresentações diárias, sendo 2 escolas por dia, com apresentações distribuídas nos turnos (manhã e tarde). Cada apresentação tem em média de 20 a 30 minutos realizadas em dois momentos de rotina da escola, uma no início das aulas como atividade de acolhida e outra no intervalo dos alunos como atividade interativa.   
Prefeito de Teresina, Firmino Filho assistindo umas das apresentações 

Informações sobre o projeto:
(85) 98618.8696 / 99949.1338 
Whatsapp: (85) 98187.8899 (Naná Jucá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário